A importância da embalagem no PDV
A importância da Embalagem no PDV
A Importância da embalagem no PDV e seu fator determinante na hora da compra.
por Luiz BRANCO
A embalagem é elaborada pensando em um design visual, com o intuito de substituir o vendedor no PDV (ponto de venda). Sua forma e linguagem gráfica devem proporcionar funcionalidade e apelo emocional para agregar valor ao produto. Sob o mesmo ponto de vista, seu material e estrutura devem possibilitar a integridade do produto e ter um custo compatível com a percepção desse valor agregado. Ela também deve estar adequada a linha de produção do fabricante e de toda a logística até o varejo. Fatores que intrinsecamente já determinariam a importância da embalagem no PDV, mas vamos adiante.
Entendendo a escolha do consumidor
Antes de mais nada, para entendermos as escolhas do consumidor e podermos compreender qual é a importância da embalagem no ponto de venda, é preciso primeiro responder duas perguntas que são fundamentais quando o consumidor decide comprar um produto.
Por que compramos o que compramos?
Qual é o comportamento do consumidor?
Por que compramos o que compramos?
Os motivos que nos levam a definir a compra de um produto são vários, porém, explicando de maneira bem simples e objetiva, compramos basicamente por dois motivos. Por motivo racional ou por motivo emocional, por exemplo:
Quando uma mãe precisa fazer o almoço e decide comprar um pacote de massa, ela vai ao supermercado e diante da gôndola das massas, de maneira racional compra aquela com o melhor custo benefício. Na maioria das vezes essa compra é derivada de uma necessidade do consumidor.
Por outro lado, quando uma avó passa por uma vitrine e olha aquela boneca que lhe faz lembrar da sua neta, a compra acaba sedo feita de maneira emocional e o valor nesse caso tem uma importância menor. Boa parte das vezes, esse tipo de compra acontece por impulso e não por uma necessidade.
Qual é o comportamento do consumidor?
Como o foco aqui é a importância da embalagem no PDV, vamos simplificar falando dos 4 tipos de comportamentos do consumidor. Comportamento de compra complexo:
É quando existe um alto envolvimento com o produto e diferenças consideráveis entre as marcas.
Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida:
É quando existe um alto envolvimento com o produto e poucas diferenças entre as marcas.
Comportamento de compra habitual:
É quando existe um baixo envolvimento com o produto e poucas diferenças entre as marcas.
Comportamento de compra em busca de variedade:
É quando existe um baixo envolvimento com o produto e diferenças consideráveis entre as marcas.
A Embalagem pode definir a compra no PDV
Antes de mais nada é preciso lembrar que em um mercado cada vez mais exigente, concorrido e comoditizado, atrair o cliente usando a embalagem como ferramenta, pode fazer a diferença durante os poucos segundos que o consumidor dispõe para definir entre o seu produto ou o do seu concorrente. Ainda mais, sabendo trabalhar a mensagem e a experiência sensorial que a embalagem pode passar, ela certamente encantará o cliente e ajudará na sua definição no ponto de venda. Em outras palavras podemos dizer que definitivamente a embalagem pode sim definir a escolha do consumidor na hora da compra.
Por isso, quando criamos uma embalagem, a pesquisa é parte fundamental, para conhecermos as preferências do consumidor e o seu comportamento na hora da compra. O design é feito com base nessas informações, bem como a escolha dos materiais e acabamentos a serem empregados, buscando encantar o consumidor no PDV.
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em Marketing e MBA em Gerenciamento Estratégico em Marketing.