5 dicas para seu e-commerce
5 dicas para seu e-commerce
Se você já tem ou pretende ter um, essas 5 dicas para seu e-commerce irão lhe ajudar a vender mais.
por Luiz BRANCO
Muitos consumidores, atualmente, tiveram seus hábitos de vida e de consumo alterados devido a pandemia do Covid19. Algumas destas alterações permanecerão mesmo após o término do distanciamento social a que estamos sujeitos.
Se, anteriormente, o e-commerce já era uma realidade que ganhava mais adeptos a cada dia, agora é quase imprescindível. Para muitas empresas hoje, ter um e-commerce, pode ser a única maneira de manter-se no mercado.
Em uma pesquisa feita pela Compra&Confie, o e-commerce no período de 24 de fevereiro a 24 de maio de 2020, cresceu 71% se comparado ao mesmo período em 2019.
Cientes da importância desta forma de comércio, seguem algumas dicas para tirar proveito do momento e não deixar de faturar ou até aumentar seu lucros.
1ª dica – conheça o seu cliente
Em primeiro lugar, a forma como o seu e-commerce comunica-se com o usuário é decisiva para o sucesso. Portanto, conhecer profundamente o seu cliente é a base para todas as ações que serão realizadas. Busque proporcionar a melhor experiência possível. Para isso, trabalhar com o conceito de persona, permitirá a oferta mais acertada do produto que o cliente está procurando.
Conheça o seu comportamento, descubra quais são os seus desejos e preferências. Consiga o máximo de detalhes possíveis sobre o seu cliente. Desta forma, você vai oportunizar uma experiência convincente para o usuário decidir por sua marca e pelos produtos oferecidos.
2ª dica – mantenha o seu e-commerce atualizado
Antes de mais nada, quando você tem uma loja online é importante saber que ela não é igual a uma loja física. O comércio eletrônico tem várias especificidades que devem ser observadas. Uma delas é sempre manter a sua página atualizada, publicando conteúdos continuamente e salientando as informações importantes, como por exemplo: contato, endereço, logo, formas de pagamentos e entregas, sempre atualizados. Os clientes tendem a se afastar de sites que não estão atualizados.
Além disso, outra coisa importante é manter atualizadas todas as ações dentro do e-commerce. Porque uma ação que funcionou algum tempo atrás não é garantia de novo sucesso hoje. Também é necessário acompanhar o comportamento do consumidor que você quer impactar e, assim, garantir que a sua experiência sempre seja atingida com excelência, adaptando-se para isso com alterações pontuais.
3ª dica – utilize o design responsivo
A experiência positiva do usuário ao acessar a sua página em várias plataformas é um dos motivos para o rankeamento do seu e-commerce. Investir em um design responsivo que se adapte aos diferentes tamanhos de tela e tipos de dispositivos, aumentará a possibilidade de sempre estar onde o cliente procure. Ampliando assim, as chances de um maior faturamento.
4ª dica – considere uma relação a longo prazo
Desenvolver uma relação entre marca e consumidor não é simples. Devemos ter consciência de que esse é um planejamento a longo prazo. Sabemos que algumas ações têm necessidade de focar em resultados imediatos, contudo, é importante pensar também em fidelizar os clientes.
Essa fidelização, invariavelmente, passa por ações com resultados mais demorados, porém são extremamente fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. Uma marca com consumidores fiéis, tende atrair mais consumidores.
5ª dica – invista em marketing de conteúdo
O consumidor está sempre em busca de conteúdos interessantes para sanar as suas necessidades. Portanto, o marketing de conteúdo ajudará trazendo novidades para aliviar as suas dores. Dessa forma, fortalecendo o relacionamento entre a marca e consumidor, além de gerar valor com conteúdos relevantes para a atração de leads.
Nesse sentido, a criação de um blog facilita esse processo. É nele que você publicará informações que ajudarão o seu consumidor a solucionar os seus problemas e dores. Assim, a sua marca se aproximará do usuário de uma forma mais natural, criando uma relação, que por consequência, aumentará as suas chances de conversão.
Dica bônus – não foque apenas no tráfego orgânico
Claro que é muito bom conseguir atrair leads por meio de um ótimo rankeamento orgânico nos mecanismos de busca, sem ter que pagar por isso. No entanto, não se deve focar 100% das atenções nesta forma de atração. Nas redes sociais e no Google, por exemplo, links patrocinados aparecem antes dos resultados orgânicos e é necessário se destacar nesses lugares também, para aumentar a sua visibilidade.
Logo, quanto maior for a sua concorrência, a sua capacidade de entrega e seus lucros com os produtos, maior deve ser o seu investimento.
Enfim, além destas 5 dicas para seu e-commerce, existe um enorme conjunto de ações para incrementar as suas vendas online. A B13 comunicação presta consultoria gratuita para este segmento. Entre em contato, solicite uma análise do seu e-commerce que teremos o maior prazer em te ajudar.
Ficou com alguma dúvida? Pois saiba que a B13 comunicação vai ter o maior prazer em te ajudar. Entre em contato através do botão de WhatsApp ao lado da página, ou clicando aqui.
em Marketing e MBA em Gerenciamento Estratégico em Marketing.