Marketing em tempos de isolamento social
Marketing em tempos de isolamento social
O marketing, em tempos de isolamento social, precisa incluir a presença digital.
por Cristina Pozzi
Isolamento social, este termo, antes de tudo, tão distante de nossas vidas, agora faz parte de nossa rotina, obrigando-nos a alterar drasticamente nossos hábitos.
Por consequência, grandes e pequenas empresas também tiveram seus padrões alterados, mudanças na economia, trabalho em home office, portas fechadas, queda nas vendas, baixa procura pelos serviços, enfim. Com a redução das atividades presenciais, o que fazer para continuar no mercado? Como não se distanciar de seus clientes?
A resposta está nas estratégias de marketing digital. Mesmo antes da pandemia, já era importante as empresas terem uma presença digital ativa, agora, é imprescindível para sobreviver no mercado com tantas atividades suspensas, incertezas e constantes mudanças.
Durante este período de confinamento, as pesquisas online, deixaram os internautas cada vez mais ativos e até quem não tinha por hábito navegar, nesse meio tempo, teve que se render a grande janela para o mundo.
Então, por que não se valer das ferramentas existentes para resistir a esta onda de pessimismo?
Pense e adapte suas estratégias de comunicação
Primeiramente, sua empresa não pode se distanciar de seus valores básicos, sua essência, todavia pode adaptar suas estratégias pensando no momento em que vivemos. Neste sentido, pense em abrir novos canais de comunicação com os clientes, conhecê-los melhor, relacionar-se com o mercado. Este momento vai passar e as pessoas voltarão a consumir.
Pense, além disso, no seu cliente e em tantos outros que ainda não te conhecem e que neste momento podem estar fazendo pesquisas na internet, buscando soluções que você poderia oferecer se estivesse digitalmente presente.
Busque formas de manter sua empresa atualizada e em atividade
É claro que tudo depende, principalmente, de seu modelo de negócio, mas pense se pode manter alguma atividade online? Pode oferecer seu produto na internet? Quem sabe não está na hora de criar ou revisar seu site? Ele está atualizado? Demora muito para carregar e não tem informações atualizadas? Foram usadas ferramentas de SEO para otimizar o desempenho dele? Suas redes sociais não existem ou estão sem atividade?
Marketing de conteúdo – seja relevante
Se você quer ser relevante para seus clientes, antes de mais nada, precisa produzir conteúdo relevante, o marketing de conteúdo é uma estratégia que visa engajamento e faz crescer a sua rede de clientes e potenciais consumidores do seu produto ou serviço. Você pode, além disso, divulgar estes conteúdos nas suas redes sociais, em blog ou até no seu site.
Aproveite para falar de questões relacionadas ao seu negócio, pode até fazer menção ao momento pelo qual passamos, mas não se atenha somente a questões relacionadas à saúde e outros assuntos que não domine. Evite, acima de tudo, abordar assuntos polêmicos, tenha cuidado com conteúdos abertos a interpretações misóginas, racistas, homofóbicas e que possam gerar descontentamento ou desqualificar a marca com determinado público. Lembre-se que uma vez na rede seu conteúdo pode ser acessado por todos.
A internet sustentando negócios no momento da pandemia
Quando não se pode estar fisicamente junto do cliente, a rede mundial de computadores permite que muitos profissionais continuem se relacionando, mantendo contatos e que, igualmente, trabalhem com as ferramentas disponíveis na internet. Quantas reuniões presenciais foram substituídas por reuniões via Zoom, Google Meet e outros aplicativos que permitem que o contato ocorra.
Quantos profissionais na área de saúde, médicos e psicólogos passaram, nesse meio tempo, a atender seus pacientes online. Educadores de diversas áreas continuaram a desenvolver conteúdos através da internet e até manter a atividade física foi fácil com vídeo aulas. Também, restaurantes, fast-foods e mercados procuraram os aplicativos de entrega para manterem as atividades e atenderem quem busca adquirir alimentos sem sair de casa.
Finalmente, o uso da internet aumentou tanto que as maiores operadoras se uniram para buscar soluções à grande demanda de tráfego de dados gerada. Isto significa que uma parcela bem significativa do seu público, em casa, em isolamento está muito suscetível a ser impactada pelos meios digitais. Pense nisto!
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na B13 comunicação há 26 anos.