Como integrar os canais de comunicação de sua empresa
Como integrar os canais de comunicação de sua empresa
C.I.M. Comunicação Integrada de Marketing: como integrar os canais de comunicação de sua empresa.
por Luiz BRANCO
Com a grande variedade de meios e formas das marcas se comunicarem com os seus colaboradores, parceiros e o seu público-alvo, surgiu em meados da década de 90 o conceito C. I. M., comunicação Integrada de Marketing. Esse conceito, antes de tudo, consiste no trabalho planejado e estratégico para que toda as ações e canais de comunicação da empresa, estejam alinhados. Transmitindo, assim também, a mesma mensagem, mesmo que de forma diferente, adequando-se aos diversos meios. Nesse sentido, são transmitidas as mesmas informações e conceitos, reforçando a identidade da marca e consolidando-a.
Sob o mesmo ponto de vista, todos os canais, sejam eles digitais ou não, devem se complementar. Sendo assim, o público que acessa determinado canal e for encaminhado para outros pontos de interação, perceberá uma unidade entre eles. Marcas que investem nesta forma de comunicação conseguem ter suas mensagens e seu propósito melhor compreendidos. Logo, atraem um número maior de clientes, bem como costumam ter altos índices de fidelização.
Ponto de partida para integrar os canais de comunicação de sua empresa
Primeiramente, a Comunicação Integrada de Marketing deve ter como ponto de partida a definição de um conceito central de comunicação, que atenda os três princípios básicos:
Tradução: o tema deve traduzir, de forma clara e direta o objetivo da comunicação com o seu público-alvo.
Flexibilidade: o conceito central tem de ser flexível o suficiente para permitir adaptações às diferentes formas e meios de comunicação.
Reconhecimento: o tema deve ser de conhecimento e de domínio do público-alvo, de tal forma, que permita a compreensão da mensagem.
Gestão estratégica da C. I. M.
Frequentemente, quando falamos em Comunicação Integrada de Marketing, logo imaginamos a comunicação da empresa com o mercado e seu público-alvo. Porém, C.I.M. é muito mais que isso. A Comunicação Integrada de Marketing abrange as comunicações institucional, administrativa, interna e mercadológica.
Institucional: tem a intenção de adquirir a confiança do seu público, transmitindo a filosofia, missão, valores e princípios de empresa. Usando a marca e imagens corporativa na propaganda institucional, no jornalismo empresarial, na assessoria de imprensa, na relações públicas, na editoração multimídia, no marketing social, cultural, esportivo, etc…
Administrativa: tem a preocupação de unificar a linguagem dentro do fluxo de serviços, dentro das redes formais e informais da empresa. Exemplo: normas, instruções, portarias, memorandos, avisos, etc…
Interna: tem a missão de atingir os colaboradores da empresa, buscando propiciar uma maior integração entre eles, com trocas de informações e experiências. Por exemplo: campanhas de aperfeiçoamento profissional, campanha de prevenção a acidente, campanha de criatividade e competitividade para alcançar os objetivos da empresa, etc…
Mercadológica: tem, antes de mais nada, como propósito divulgar os serviços e produtos da empresa para o seu público-alvo, com o intuito comercial de venda ou institucional, quando a necessidade é de posicionamento da marca no mercado. Para isso deve usar todos os meios de comunicação, sejam eles online ou offline.
Pensamentos e ações integradas
Ao passo que a tecnologia avança, um número maior de formas de comunicar-se surgem, criando novos desafios para os profissionais de marketing. Portanto, quando levamos esse pensamento para um outro nível, por exemplo, com a chegada da indústria 4.0 e a internet das coisas, percebemos que as mudanças na Comunicação Integrada de Marketing precisam acompanhar essa evolução na mesma velocidade, procurando, ao mesmo tempo, diminuir as incertezas, para que as estratégias de posicionamento escolhidas tenham o efeito esperado.
Portanto, cada vez mais o marketing deve ser pensado de maneira integrada, fazendo chegar a mensagem da marca de forma correta e
harmônica em cada um dos seus canais de comunicação, criando uma simbiose perfeita entre cada um dos envolvidos com a marca e a empresa.
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em Marketing e MBA em Gerenciamento Estratégico em Marketing.