O design na comunicação
O design na comunicação
O design na comunicação, muitas vezes, pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de sua marca, produto ou serviço no mercado.
por Luiz BRANCO
O design na comunicação está, acima de tudo, ligado à psicologia e às sensações. Ele busca atingir um público de determinado perfil, com experiências únicas e inovadoras. Antes de mais nada, seu papel é fundamental para a construção da imagem de uma marca sólida, desejada e competitiva. É, igualmente, uma poderosa ferramenta de comunicação da marca, que aliada a psicologia das cores e escolha correta dos materiais, traz uma maior experiência ao cliente. Sob o mesmo ponto de vista, traz um maior valor à marca, posicionando-a em um lugar superior ao de seus concorrentes no mercado.
Benefícios do design na comunicação
Em um mercado extremamente competitivo como o nosso, são vários os benefícios do design para as empresas. Nesse sentido, o design pode ser um elemento de diferenciação e inovação dos produtos e serviços, fazendo a diferença na hora da escolha do cliente.
O design é capaz de ampliar o portfólio das empresas, criando novos produtos e fazendo adequações às necessidades do mercado, aumentando, por exemplo, a competitividade e criando oportunidades para conquistar novos consumidores.
Enfim, ele possibilita que as empresas adotem uma forma de pensar e encarar os problemas, focando na empatia, na colaboração e na experiência do cliente. O design pode aperfeiçoar ainda mais a produção, reduzindo os seus custos, promovendo a utilização de recicláveis, mostrando o respeito da marca com o meio ambiente, agregando valor às marcas, produtos e serviços das empresas.
4 momentos do design na comunicação
Design na comunicação:
É um procedimento criativo que atua na construção do conceito da marca dentro das suas peças, como por exemplo, na identidade visual e corporativa, tanto para os seus colaboradores quanto para os seus clientes. Também é responsável para transmitir a mensagem desejada nas mídias offline e online.
Design de produto:
É utilizado na criação e produção de artigos e peças, especialmente para o melhor uso e experiência do seu público alvo, utilizando-se do profundo conhecimento da psicologia do consumidor.
Design de ambiente:
É responsável por planejar e desenvolver diferentes espaços, sejam eles na empresa ou nos pontos de venda, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente de forma estética, confortável, segura, econômica e funcional.
Design de serviços:
É utilizado para planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e itens dos materiais de um serviço, para melhorar a qualidade e a interação entre a empresa prestadora do serviço e os seus clientes. Tem como objetivo incorporar esses diferentes pontos de contato para tornar a experiência do cliente mais atraente e inesquecível.
Usando o ecodesign na comunicação
O ecodesign pode ser usado para comunicar ao mercado a importância que a marca dá ao meio ambiente. Busca uma aproximação que consiste em reduzir os impactos de um produto no ecossistema, sem perder a sua funcionalidade, seu desempenho e conservando a sua qualidade de uso.
Empresas que fazem uso do ecodesign, podem obter vantagens como redução de despesas com adequações ambientais. Da mesma forma, se fortalecem para uma abordagem sistêmica defendendo um marketing verde. Isso traz um diferencial competitivo, aproximando a marca e a empresa de um consumidor ambientalmente responsável.
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em Marketing e MBA em Gerenciamento Estratégico em Marketing.