Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento
por Cristina Pozzi
O Marketing de Relacionamento, ou CRM, Customer Relationship Management tem, antes de tudo, grande importância na forma das empresas conduzirem seus negócios. O relacionamento é uma das coisas mais valiosas para uma empresa, seja com clientes, colaboradores, funcionários, fornecedores, distribuidores etc. O Marketing de relacionamento interage, socializa, fideliza, traz conhecimento e informações estratégicas que auxiliam na tomada de decisões.
Atualmente, em uma época de crise e elevada competitividade como a que vivemos, os empreendedores precisam saber como conquistar clientes, bem como, criar vínculos com funcionários e colaboradores, para isto, relacionar-se bem e conhecer o seu cliente, seja ele interno ou externo, é essencial.
O conceito de cliente é amplo
Antes de continuarmos, porém, é bom esclarecer que o conceito de cliente é amplo, existem diversas divisões e subdivisões diferenciando-os. Inicialmente vamos dividi-los em dois grupos: clientes internos e clientes externos.
Os clientes internos são todos os colaboradores, fornecedores e terceirizados que exercem alguma função na empresa, são aqueles que fazem ela funcionar e contribuem, ao mesmo tempo, para seu sucesso.
Os clientes externos são aqueles que consomem os produtos da empresa ou contratam seus serviços, estes são o foco efetivo da empresa e recebem toda a atenção.
No marketing de relacionamento quanto maior a empresa, maior o desafio
Voltando a questão do relacionamento, quanto maior a empresa, mais desafiador será o seu relacionamento com o cliente. Serão maiores os números de funcionários, colaboradores e clientes com quem deve se relacionar. Dessa forma, a importância de criarmos estratégias e ações que aliadas à tecnologia determinarão o foco de cada um dos segmentos de relação.
Potencializa o diferencial das pequenas empresas
Da mesma forma, o relacionamento é o grande diferencial de competitividade que as pequenas empresas têm em relação às grandes. O bom atendimento, a personalização e a proximidade, ajudam a conquistar e fidelizar clientes. Portanto, é importante potencializar este diferencial ao máximo e investir em estratégias capazes de construir relacionamentos sólidos e agregar valor a sua marca.
Em síntese, o marketing de relacionamento consiste em um grupo de ações ou estratégias criadas pela empresa para desenvolver e manter um relacionamento positivo com seus clientes cativando-os, conquistando-os, oferecendo benefícios e transformando-os em defensores da sua marca.
Ficou com alguma dúvida? Pois saiba que a B13 comunicação vai ter o maior prazer em te ajudar. Entre em contato através do botão de WhatsApp ao lado da página, ou clicando aqui.
na B13 comunicação há 26 anos.